Só Templates

Créditos



Layout by



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROJETO ALIMENTOS FRUTAS E LEGUMES

Objetivos: - Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
- Ampliar o vocabulário.

ÁREAS: Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade

PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES: - Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar

- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar
Linguagem Oral e Escrita
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas ,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saude, a necessidade de
higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saude quando
ingerido em excesso, etc.

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo

-Poema - A laranjeira

-Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas,
legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas

-Adivinhas: laranja, abacaxi,etc
- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
na parlendano texto
.
-Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40
limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc
Música em Texto Oh! Quanta comida.

-Brincadeiras Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes

domingo, 25 de setembro de 2011

CAMISETA CUSTOMIZADA COM TINTA 3D

Camiseta foi criada por mim,elaborei o desenho para a minha turma no curso a proposta foi elabora para usarmos a camiseta na "Aula da Saudade" usando uma maneira facil e de criatividade!
"Aula da Saudade"

Semana que vem tem novidade no blog vou ensinar passo a passo como customizar uma camiseta com giz de cera...Não perca!Se liga!
As datas comemorativas são recursos importantes para resgatar a cultura brasileira,e para o dia a dia de sala de aula, pois tem como enfoque principal a pluralidade cultura. As datas comemorativas compoem este volume foram previamente selecionados de acordo com a idade e o nivel de compreensao da criança.Podem tematizar diversos assuntos no ambiente escolar, desde a sala de aula até o espaço da escola como um todo.
Com os temas das datas comemorativas contidas neste voume, o professor e a escola terão a oportunidade de resgatar o significado de cada tema, com varias atividades criativas e interessantes e que proporcionam integração, alegria, prazer e cooperação entre os alunos.
A cada mês, o professor terá oportunidade de trabalhar de maneira lúdica e divertida com seus alunos, podendo também desenvolver a interdisciplinarida.

Objetivo:
-Reconhecer a importancia cultural das datas comemorativas;
- Desenvolver o senso critico;
- Conhecer o significado das datas comemorativas trabalhadas;




























Conclusão

O trabalho foi feito com base nos principios da sociedade, cultura e na escola infantil, é um método de utilizar dentro de uma sala de aula, desenvolvendo o lúdico,imaginação da criança, e até mesmo relembrando ou criando histórias da infância. E foi trabalhado com muita criatividade e paciência, mas que será muito útil nas nossas vidas profissional e também permite trabalhar a coordenação motora grossa, fina das crianças.Levando também a reflexão da história de nossa sociedade.


Plano de Aula


Esse plano de aula foi realizado durante o curso com a Professora Lúcia da materia de Didática incentivando nos a confecionar planos com criatividade p/ alcançar um objetivo  e saindo do curso com materiais em mãos!E foi confeccionada por 5 alunas,Janyelle,Eliana,Francielle Lúcia, Francielle Oliveria e Maria Aparecida cada um confeccionou o seu cada uma com sua criatividade!
Tem todos conteúdos que deve ser trabalhado na Educação Infantil e a faixa etária de 2 à 5 anos!


sábado, 24 de setembro de 2011

Colorir:Qual a sua importância?

Colorir desenhos é uma actividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o acto de colorir é extremamente importante nos artistas de palmo e meio, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades. 
Expressão pessoal. Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está a sentir através das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objectos perturbantes pode estar a pedir ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objectos alegres, pode estar a expressar o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!  
Identificação das cores. A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo, é meio caminho andado para perceber as suas várias e correctas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.
Uma forma de terapia. O simples acto de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma actividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.  
Aprender a segurar e a controlar. Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objecto que aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, marcadores, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto mais bem desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever. 
Coordenar para pintar. O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao acto de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais vão desenvolver esta aptidão tão básica para a vida.  
Aperfeiçoamento das capacidades motoras. Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso – enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão a trabalhar e a fortalecer os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar actividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.  
Concentração máxima. As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto porquê? O simples acto de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar a melhorar.  
Estabelecer limites. Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas… mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno! 
Missão cumprida! A satisfação e o sorriso na cara de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para além disso, é um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.
Esse desenho foi em um trabalho desenvolvido no final do curso de Magisterio de Datas Cívicas todo de desenhos coloridos mais de 30 datas comemorativas!

Serve até para os adultos, que tal?hein?rsrs...
               
                                                               Janyelle