Só Templates

Créditos



Layout by



terça-feira, 10 de maio de 2011

Amamentar seu filho pode torná-lo mais inteligente.

Crianças de 10 anos que foram amamentadas por, no mínimo, seis meses tiveram melhores resultados em provas, comprovou estudo feito com mais de mil crianças na Austrália
Mais um ótimo motivo para você amamentar seu filho. Uma pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália mostrou que as crianças que foram amamentadas por, no mínimo, 6 meses tiveram melhores resultados em testes de leitura, matemática e grafia comparadas com crianças que mamaram por períodos mais curtos - especialmente os meninos!

O estudo, publicado na revista científica Pediatrics, foi feito com 1.038 crianças. Elas foram observadas a partir da 18ª semana de gestação até os 10 anos de idade.

“Os meninos se saíram ainda melhor do que as meninas nas provas porque, de acordo com o pesquisador, o leite compensa alguns hormônios femininos que ajudam a proteger o cérebro de meninas”, diz o coordenador da pesquisa Wendy Oddy, cientista do Instituto de Pesquisa de Saúde Infantil da Universidade.

Outra possível explicação para os resultados melhores em meninos é que a amamentação tem um efeito positivo nas relações entre mãe e filho, facilitando a interação e, de forma indireta, o desenvolvimento cognitivo. Como os meninos dependeriam mais da atenção materna do que as meninas, os efeitos positivos dessa interação seriam mais evidentes neles.

A relação entre amamentação e desenvolvimento cognitivo é atribuída aos nutrientes presentes no leite materno - principalmente ácidos graxos poli-insaturados -, que ajudam no crescimento de membranas celulares do cérebro e de neurônios.


Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário