Só Templates

Créditos



Layout by



domingo, 17 de julho de 2011



Problemas no casamento dos pais afetam sono das crianças desde os primeiros anos de vida!!

Primeiro uma conversa mais séria, depois aquele clima tenso e, então, uma grave discussão entre o casal. E o seu bebê ali do lado, presenciando tudo. Apesar de muito pequeno, ele percebe, sim, a tensão do ambiente em que vive e o estresse que envolve uma crise no casamento pode afetar até mesmo a qualidade do sono, segundo uma  pesquisa da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas entrevistaram 350 famílias e perceberam que uma instabilidade no relacionamento do casal, quando os bebês têm 9 meses, pode influenciar o sono da criança mais adiante, por volta dos 18 meses. Os problemas mais comuns seriam  dificuldade para pegar no sono e continuar dormindo. Essa relação se manteve mesmo ao levar em consideração fatores como o temperamento da criança, o nível escolar dos pais e até a ordem de nascimento. Os pesquisadores escolheram estudar famílias com crianças adotadas para eliminar a possibilidade de existir uma relação genética entre os dois fatores. Curiosamente, descobriram também que o inverso não é verdade - ou seja, problemas do sono das crianças não causam instabilidade no casamento.

"Nossos resultados sugerem que os efeitos causados pela crise conjugal no sono das crianças influenciam o desenvolvimento mais cedo do se pensava”, diz Anne Mannering, uma das autoras do estudo. “Os pais devem estar cientes de que o estresse na relação pode afetar a saúde e o bem estar de seus filhos, mesmo no primeiro ou segundo ano de vida", completa Mannering. E os efeitos negativos afetam além do sono.

Segundo a neuropediatra Clarissa Bueno, do Hospital Infantil Sabará (SP), é no primeiro ano de vida que o bebê consolida o seu padrão de sono e uma mudança brusca nesse processo pode causar consequências a longo prazo. “A criança pode se tornar mais agitada, agressiva ou muito quieta", explica. Além disso, o crescimento também pode ser reduzido e ela pode ganhar ou perder peso exageradamente devido a mudanças em sua alimentação. Mais um motivo para proteger as crianças das brigas dos adultos.

Revista Crescer

Janyelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário